sábado, 21 de janeiro de 2012


 

  O azarão do Reino de NaRaSa

Era o ano ano da graça de 1312. No Reino de NaRaSa, o clima era de muita paz, tranqüilidade, trabalho e esperança. As pessoas, na sua grande maioria, acreditavam que o Reino “estava em boas mãos” e queriam viver cada vez uma vida mais feliz!

Os homens e as mulheres do Reino de NaRaSa queriam ter mais alimentos, mais lazer, mais diversão, mais proteção , mais trabalho e certeza de que o seu Grande Líder sabia guiá-los pela estrada do almejado bem estar social! E assim, a vida caminhava: todo santo dia, havia uma noticia do bem: a casa construída, as praças para o passeio público, o salário que aumentava, havia teatro, havia dança, tinha-se poesia e a vida tinha graça...

Iosif Tilionka era o apelido de um assombroso azarão, que, vezes por outra, por lá aparecia! Sempre pregava o fim do mundo: ninguém prestava, todos eram perversos, o Dirigente Maior do Reino era ditador e corrupto, os seus auxiliares eram uns assaltantes, todos mereciam ser extirpados... Tilionka, por onde passava, deixava um rastro de pobreza de atraso e desengano. Enganava a Deus e o mundo: aproximava-se várias vezes do círculo do Dirigente Maior e, muitas vezes, enganando, assumia posições de destaque.

Só que o azarão de NaRaSa era um preguiçoso de cair das calças! Pregava uma coisa e praticava coisas piores...Tinha uma fome de poder extraordinária, mas sempre foi desprezado pelo povo, justamente por que as pessoas o conheciam desde o nascedouro. Iosif Tilionka queria mostrar sabedoria, mas conseguia exprimir, apenas, frases de efeito, guardadas no seu enferrujado vocabulário.

O azarão estava sempre disponível para conduzir medíocres, que, por falta, de competência para exercer liderança no Reino, formavam um bloco do contra: contra tudo, contra a felicidade do povo, contra a cultura, contra a habitação, contra a escola, contra o Líder e o seu Governo...

Oportunista, o azarão do Reino de NaRaSa, sempre aceitava organizar movimentos contra a Direção do Reino, achando que o povo, na sua grande maioria, queria mudanças. Mas nada conseguia! Quando queria enganar o povo, dizia que essa gente ia confiar nele para derrubar a Liderança do Reino. Mas nada conseguia, pois tudo fedia a  hipocrisia!

Mas o pior mal do azarão do Reino de NaRaSa, que ele não conseguia esconder, era a inveja que tinha do seu opositor, o Líder, que nunca conseguiu vencer! O Líder, um vencedor na política; ele, um eterno derrotado; o Líder, pessoa bem sucedida em qualquer empreitada; ele, um preguiçoso que nunca conseguiu empreender nada; o Líder, amado e querido por muitos; ele, um pobre coitado, esquecido por Deus e sua gente!

O Líder, vencedor e possuidor de virtudes e bens, respaldado pelo seu povo, confiante na longa marcha de construção da vida, vivia a plenitude do amor e da boa vivencia, enquanto o azarão, triste e desiludido, não se sustentava na sua pobreza de espírito e ia perdendo cada vez mais...      

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aprendiz de Feiticeira
Se eu fosse advogado recém formado, não falaria de Maquiavel para enganar o povo, dizendo que JANDUIS é governada por ditadores e coronéis. Se eu  fosse advogado e tivesse estudado as várias disciplinas do Direito, não iria tentar corromper o processo eleitoral.
Se eu fosse um advogado com ética e honradez, procuraria ler mais Platão, Sócrates e tantos outros titãs da Filosofia e da Sabedoria Universal, para, renegando Maquiavel, não tentar subornar o eleitor com horas de trator, construindo barreiros em troca da promessa do voto.
Se eu fosse advogado e tivesse me aplicado em Lógica e Razão, não iria pensar que o povo é um idiota, que não sabe discernir entre a razão e a lógica do bem servir à comunidade e oportunismo de quem tenta ´inflacionar” uma campanha eleitoral, como bem disse um seu colega, que se tornou famoso na compra de votos na campanha passada...
Se eu fosse advogado, deveria, pelo menos saber que, a partir de 1 de janeiro, “nenhum agente publico (incluindo aí vereadores) pode fazer doações ou prestar serviços que possa ter conotação de favorecimento para aquisição de voto”.
Se eu fosse advogado, saberia que os tempos são outros e que os adversários estão doidos para denunciar e pedir processo para anular mandatos e candidaturas de quem faz de conta de que a Lei não existe.
OBS: Se este pequeno artigo tiver alguma semelhança com o proceder de alguém de Janduis é pura coincidência!
 Em1982, Janduis livrou-se de ditadores e coronéis!
(um pouco de História para formados pouco instruídos)
1970, peguei um Jeep, talvez o de “seu” Hermes, e desabei pra Caicó. Daí, num ônibus  de “seu” Artur, frechei  pra Natal. “Seu” Mané Torres emprestou a meu pai 500 paus, não me lembro se era mil ou milhões, e me mandei pro Rio. Tinha poucos dias pra chegar em Moscou. Logo aonde, hein?  Na capital do mundo comunista.  No Brasil, a ditadura prendia, torturava e matava. Se me pegam... Finado Salomão!
Mas sabia o que queria e cheguei lá. Passei 11 anos na Rússia, formei-me em medicina, especializei-me em psiquiatria. Ainda tirei um ano pra estudar Filosofia, Economia Política, História do Movimento Revolucionário e Comunista Mundial, tudo isto no Instituto de Estudos Sociais da URSS, sob o comando do PCUS. Ricas lições da luta libertadora do povo brasileiro recebi de Luis Carlos Prestes, com que convivi e trabalhei no PCB, durante todo o seu período de exílio em Moscou. Nas horas de folga, participava dos movimentos de brasileiros no Exterior contra a ditadura militar, cada vez mais sanguinária no nosso Brasil.
Os militares ditadores me tiraram o passaporte e fiquei no Exterior, durante 10 anos, como cidadão sem Pátria. Se ia pra outro país, precisava de um Salvo Conduta, da ONU. Hoje, me orgulho muito de, estudante em Caicó, e universitário em Moscou, ter lutado contra a ditadura militar brasileira, que torturou e assassinou centenas de patriotas, entre os quais, muitos jovens destemidos e abnegados!
1982 marcou uma luta gloriosa do povo de JANDUIS. Ditadura agonizanteno Brasil, o domínio dos Maias no  RN, mas, em nossa terra, se ouviu o clamor do povo por Liberdade e uma Vida Mais Digna! Foi ai que começamos uma nova História, onde o Poder passou a ficar em boas mãos, “nas mãos do povo janduiense”! Outro orgulho meu!
Hoje, os meus adversários políticos deviam, pelos menos, reconhecer que, se não fosse a nossa vitória em l982, não seriam eles, que já foram poder e hoje estão na oposição, onde permanecerão por muitos anos pela vontade do povo e a Graça de Deus!, os nossos oponentes. Quem estaria no lugar deles seriam os filhos dos “coronéis e ditadores”, como acontece, ainda, na maioria dos municípios, do porte de Janduis...
Apenas, lamentamos que no meio de uma História tão bonita, como é a do povo de Janduis, existam pessoas que, mesmo com diploma na mão, pouco ou quase nada sabem e não querem aprender. Ou se são orientadas, o instrutor é muito ruim!                                                                                                                                              

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os “meus caríssimos vereadores” do velho alcaide Dix-Huit Rosado.
O poeta, jornalista e contador de piadas Crispiniano Neto, para alegrar as noites prolongadas da nossa campanha pra governador  em 1990, dizia que o prefeito de Mossoró, Dix-Huit Rosado, se dirigia, publicamente, aos vereadores mossoroenses  da seguinte maneira: ‘Meus Caríssimos vereadores!’’  Todo mundo caia na risada, sabendo o alto  preço que o velho alcaide pagava para tê-los ao seu lado... Em Janduis...
O futuro de Janduis é determinado por nós!
Maninho corta o cabelo zero e deixa a careca completamente brilhante. Ele é elegante e sempre deixa a sua marca de empresário empreendedor. Eu o vi uma primeira vez, no Seminário  realizado pela Referencia do jornalista Raildon Lucena, em Caicó... Maninho é o apelido do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caicó.
Hoje, ao sair do meu consultório, Maninho me parou, perguntando se eu tinha tempo para conversar comigo, num momento oportuno,  curioso que estava para saber mais sobre Janduis.  Mas foi logo adiantando o tema da nossa conversa futura: em Caicó, os empresários correm atrás do prefeito para criação do Distrito Industrial, enquanto em Janduis é o Prefeito que vai a procura de empresários de fora para se instalarem no município.
Fiquei lisonjeado com a observação de Maninho, diante de tanto elogio de um empresário como ele, que reconhece a importância do poder público com alavanca impulsionadora do desenvolvimento econômico. Mas a realidade é que Janduis, na cidade e no campo, vive um momento especial de construção e trabalho, proporcionando emprega e renda para muitos.
No campo, tratores da Prefeitura constroem e ampliam barreiros, beneficiando 68 proprietários, que terão mais água para os seus animais; o programa balde cheio vai duplicar a produção de leite, ao lado da construção de dois centros de resfriamento do produto, facilitando a sua comercialização; os produtores rurais já dispõem de programas de corte de terra, ensilagem de capim, garantia safra, compra direta, aquisição de produtos para a merenda escolar, etc. Além do mais, seus filhos dispõem de creche e escolas de boa qualidade; a reforma e ampliação do Centro de Saúde da Permissão vai possibilitar a execução de política de saúde para todos, tanto no tratamento, como na prevenção.
Na cidade, a construção civil é o carro-chefe do progresso e do desenvolvimento: constroem-se casas, calçamentos, praças, esgotamento sanitário, banheiros, etc. O comércio é fortalecido pela injeção de recursos financeiros, advindos dos funcionários municipais, dos aposentados, dos beneficiados com o Bolsa Familia, etc. Em breve, muitas obras estarão sendo iniciadas e vamos necessitar de mais gente pra trabalhar.
Isto, minha gente, é trabalho, é o que o povo precisa! Enquanto isso, a oposição , desnorteada e sem bandeira, fica rufiando e cuspindo ódio, pois não tem mesmo o que fazer!  Aliás, os mentores da oposição chula de JANDUIS, que antes viviam cheirando meus pés, não passam de um punhado de pessoas frustradas e descaracterizadas, fadadas a mais um fracasso, pois nada aprenderam com a História recente do nosso povo. A Prefeitura de Janduis, pela vontade soberana do nosso povo e com a proteção de Deus , vai contiNuaR em boas mãos!      

SINAIS DE CRISTÃO E DE ATEU
                                                                                                                     Por Lourinalda Gurgel 
Outro dia, um jovem me telefonou bastante aflito. Ele queria que eu visse uma matéria postada no blog de um certo político, comentada pela esposa de um outro certo político, “dizendo horrores com  Dr. Salomão” (prefeito de Janduís). “Chamaram o Dr.  até de ateu!”, exclamou. Li a matéria.  Uma vergonha! Péssima redação! Erros de concordância, grafia e ortografia. O cara e a cara quiseram imitar o estilo de redação do Prefeito... mas, coitados! E é porque são formados. Eu não consegui entender porque aquele jovem ficou tão preocupado com a utilização da palavra “ateu”, para agredir o Prefeito, uma vez que a pobre matéria está cheia de palavras mais “pesadas”. Guardei-a numa pasta, que tem como identificação: LIXO RECICLÁVEL. GUARDE-ME, VOCÊ PODE PRECISAR.
Três dias depois, já passava da meia noite, quando iniciava a minha costumeira voltinha pelos canais de televisão e deparei-me com o Padre Fábio de Melo, no seu programa DIREÇÃO ESPIRITUAL, falando sobre atitudes de cristão e de ateu. Já no final mas, o pouco que ouvi, levou-me ao LIXO RECICLÁVEL e, inspirada na sapiência do Padre e na sabedoria do povo de Janduís, comecei a escrever alguns sinais de cristão e de ateu, a partir da nossa realidade. Todos os personagens referenciados estão vivos. São homens e mulheres – cristão, cristã, ateu e ateia – mas vou falar, apenas, no gênero masculino. Cada um vai vestindo a sua carapuça, à medida em que for se auto-identificando.
É SINAL DE CRISTÃO
1.      Ter recebido a Graça Divina de nascer no seio de uma família cristã, que o batizou e o consagrou a Nossa Senhora, na mais tenra idade; fez a primeira eucaristia, foi crismado, casou, constituiu família e ensina a seus filhos e a todos aqueles, que estão sob a sua guarda e os seus cuidados, que a ética, a moral, os elevados princípios humanitários e a justiça social devem estar, bem muito acima, das jóias, das roupas de grife e dos cabelos alisados com pranchinha.
2.      Acreditar em Deus e professar o Cristianismo.
3.      Participar, frequentemente, da Missa Dominical e oferecer, mensalmente, o seu dízimo, sem precisar de cobrança.
4.      Ser fiel a sua família, a seus amigos e correligionários.
5.      Ter se formado e começado a trabalhar, antes de entrar para a vida pública e, por isso, não viver na dependência de um cargo eletivo, ou às custas do salário de seus familiares.
6.      Abraçar e confortar uma mãe desesperada, porque o seu filho está sendo discriminado por um político homofóbico.
7.      Respeitar o Poder Legislativo, sem nunca tentar corromper os vereadores, oferecendo benesses em troca de aprovação de projetos, porque o cristão sabe que todas as leis, que são boas para o povo, devem ser obrigatoriamente aprovadas.
8.      Perdoar aqueles que o ofenderam, antes de pedir o perdão de Deus.
9.      Agradecer, diariamente, a Deus e a todos os que com ele trabalham, fazendo muito com pouco. Quase um milagre da multiplicação, porque todas as suas ações são recheadas de ética, de justiça social e de amor ao próximo. ISSO É ATITUDE DE CRISTÃO, QUE MUITO AGRADA A DEUS.
 É SINAL DE ATEU
·   O CONTRÁRIO DE QUASE TODOS OS SINAIS DO CRISTÃO
·   E MAIS:
1.   Ir à Missa, apenas, quando morre um familiar, amigo e correligionário político ou na Festa da Padroeira, para mostrar algum ilustre convidado.
2.    Querer esconder-se sob o manto de Nossa Senhora, após o cometimento de todo tipo de “travessura”.
3.      Falar mal de padres e pastores evangélicos, porque esses cristãos não pregam o evangelho de acordo com as suas conveniências farisaicas.
4.    Comprar voto e corromper a consciência de pessoas humildes, culminando com a sua prisão, num dia de eleição.
5.     Indignar-se com o resultado de uma audiência pública, em que 231 cidadãos janduienses disseram, em maioria, que querem aplicar 400 mil reais em melhorias sanitárias domiciliares, na zona rural e urbana. (Ocorre que esse ateu ainda pensa em comprar votos com telhinha, tijolinhos, saquinhos de cimento. Tem ateu que chegou a “blogar”, que “município tal” deu um “show de democracia” – reuniu 45 pessoas, que votaram diferente. Que matemática é essa, em que 45 é maior do que 231?)
6.     Negar-se a pagar IPTU porque a  rua em que mora não era calçada. O calçamento foi feito com o dinheiro do IPTU dos outros e, agora, o ateu manda bilhetinho eletrônico para o Prefeito dizendo que “não precisa mais de calçamento e nem de pracinhas”. (já pensou, que assunto bom pra gente falar em comício, numa rua que ainda está no barro?)
7.     Passar cheque sem fundo, comprar fiado, pedir dinheiro emprestado, não pagar e, ainda, ficar invocado quando recebe uma cobrança, chegando ao cúmulo de denunciar o “pobre enganado”, por danos morais.
8.     Trancafiar crianças, num depósito de merenda, traumatizando a sua alma infantil com seqüelas que perduram até hoje.
9.       Instigar família a retirar o seu paciente do tratamento de uma doença grave, pelo SUS, com promessa de que, noutra cidade, vai ser mais rápido, particular, etc. Quinze dias depois, a família volta humilhada e com a consciência pesada, por ter atrasado o tratamento de seu ente querido.
10.     Bater “palminhas” para pessoas, que numa só atitude cometem quatro tipos de crime: falsidade ideológica; invasão de domicílio; desrespeito à pessoa idosa e desacato à autoridade, dentro de seu próprio lar.
                O ATEU É UM BICHO TÃO MEDONHO, que roubou de mim e dos meus irmãos centenas de horas do nosso sono infantil, quando os nossos pais balançavam o punho das nossas redes, todos os sábados, às 04 horas da madrugada. Era a chamada para rezarmos, de joelhos, o Ofício de Nossa Senhora, pedindo, sobretudo, pela conversão dos pecadores e dos ateus. Eles (nossos pais) nos diziam que aqueles que morrem em pecado – como o ateu – vão direto pro inferno; que Nossa Senhora pedia as nossas orações, porque Deus não queria perder, nenhum de seus filhos para satanás, e que nós, os cristãos, ganharíamos indulgências, uma espécie de poupança espiritual, para entrar no céu.
                Não sei quantos pecadores conseguimos salvar com o nosso sacrifício inocente e infantil, mas, tenho certeza, de que lá EM CIMA, nossos pais estão muito felizes por saberem que dentre os seus 59 descendentes, já na 5ª geração, não tem nenhum ateu, só cristão. Tudo gente boa. Mas, não tem nenhum santo, porque a santidade é própria de Deus e de toda a Família Divina, porém, o cristão, deve orar e vigiar sempre, para salvar o ateu, que não crê em Deus, não professa o Cristianismo, é ímpio, cruel e desumano.
                Agradeço ao jovem FGS, que me possibilitou entender melhor quão perigoso é o ateu.
                Se você quiser saber se alguém é cristão ou ateu, verifique se ele tem mais sinais de um ou do outro, não só com base nestes meus parcos conceitos. Estude e observe mais. Deixe o julgamento final nas mãos de Deus. NO TRIBUNAL DA JUSTIÇA DIVINA, NÃO HÁ INJUSTIÇA!

O ódio que cega: a tragédia da oposição janduiense!

Sem discurso, desacreditados, sem perspectivas de sucesso, irados diante do triunfo da nossa Administração petista, cinco vereadores da oposição resolveram declarar guerra ao Executivo e não deixar passar mais nenhum projeto oriundo da Prefeitura, por mais importante que seja para o nosso povo. A “famosa” bancada, desta vez, derrubou um projeto de suma importância para a modernização e eficiência da Administração Pública.

Adeilson Medeiros, ex-petista, hoje PDS, Lígia, tucana, Jacinto, também tucano, Fábio Dantas, ex-verde, hoje, PDS e Josenildo Morais, ex-verde, hoje, PSD, votaram contra o aumento para os Diretores das nossas escolas; votaram contra a criação de um Setor de Engenharia, que cuidaria dos muitos projetos de habitação, urbanização, calçamento, construção de unidades de saúde, etc; votaram contra o fortalecimento da nossa Assessoria Jurídica, que presta um grande serviço ao Município, desde a assistência ao carente à defesa dos interesses do Município.

O pior de tudo é que esses vereadores declaram abertamente que votarão contra qualquer projeto do Executivo! Mas isso não é uma questão de princípios deles! Em Janduís, nós, que somos a Prefeitura, não fazemos como alguns dos nossos antecessores, que, já ao assumirem, compravam os vereadores de Oposição: toma lá uma cota de gasolina, mensalmente; vai lá, uma verba de gabinete, acrescida ao repasse mensal da Câmara; nomeação de um familiar para uma secretaria, com direito a fazer arrumações rendosas, que possibilitavam até a construção de casa e compra de carros.

Nós não temos essa prática. Por honestidade e em respeito ao Poder Legislativo. Agora, quem compra voto pra se eleger, tem o seu preço na cotação das Administrações corruptas! Assim, a tragédia da nossa oposição na Câmara de Vereadores é que nunca vamos corrompê-la: preferimos perder projetos importantes para o povo a nos enlamearmos nos conchavos do toma lá, dá cá!

Agradecemos aos vereadores petistas Antonio Rênio, Braga, Raimundo do Sindicato e a Paulinho de Vitor pela defesa dos interesses do povo de Janduís, na Câmara e esperamos que a nossa gente faça uma boa diferença, ao votar, entre os que estão ao lado dos interesses populares e os que os traem a cada reunião do nosso poder legislativo!