quarta-feira, 23 de maio de 2012

Loucura no Poder X Razão do Poder
Como psiquiatra, defendo o direito (mesmo com restrições!) do portador de transtorno mental à cidadania. Esse individuo, ao longo dos séculos, foi vítima das piores crueldades:  considerado “possuído por demônios”, foi queimado em fogueiras; escandalosos, ímpios ou impuros, foi isolado, fechado em masmorras pelo resto da vida; jogado ao mundo, era espedrejado, açoitado e cuspido...
Com o progresso da Ciência, da Medicina e, particularmente, a consolidação da Psiquiatria (com alavancas cientificas e revolucionárias de tratamento das perturbações mentais), o “louco” passou a ser considerado um ser humano, cuja mente adoeceu.... A doença do “alienado” passou a ser tratada como qualquer outra enfermidade do ser humano. A possibilidade de cura de alguns transtornos mentais, a melhora expressiva dos pacientes tratados, a ressocialização do sujeito antes rejeitado e a sua participação ativa em todo o processo social, cultural, econômico , familiar e criativo do desenvolvimento humano passaram a ser condições extraordinárias para o equilíbrio da família e da sociedade!
Agora, sabemos nós que a loucura é uma condição extremamente cruel para qualquer pessoa e sua família. Não é fácil reaprender a viver depois de um diagnóstico de “esquizofrenia”, “transtorno bipolar de humor”, etc! Tudo muda nas vidas do portador e dos familiares. É preciso muita resignação e paciência !
Uma outra questão é a do Poder!  Saber se um portador de transtorno mental grave ou perturbador pode ocupar as funções de comando no Estado. Poder, pode! Mas deve? Pagamos nós, a sociedade, um preço alto! Às vezes, aniquilante... Ivan, o Terrível, louco, matou o próprio filho... Júlio Cesar, Roma, mesmo considerado grande conquistador, sofria das implicações do seu caráter epiléptico; Nero, louco “varrido”, tocou fogo em Roma; Napoleão Bonaparte, um neurótico frustrado e complexado, queria superar-se a si próprio, conquistando e destruindo o mundo; Hitler, a expressão maior de psicopatia e do mal que um doente mental pode causar à Humanidade; Stalin, um esquizofrênico frio e calculista, que via em cada camarada uma ameaça a sua vida; sem falar em personalidades patológicas de menor importância como Idi Amin, o Papa Doc hatiano, entre muitas outras...
Não podemos nunca, quando se trata do Poder, admitir que ninguém, que não possa ter o perfeito senso crítico, exercer o Governo sobre pessoas livres e conscientes, pois o gerenciamento das questões do Estado Democrático de Direito  exige a plena lucidez e a estabilidade psicoemocional do Governante!        

terça-feira, 8 de maio de 2012



www.crispiniano.com.br
Salomão governador


O blog de Marcos Imperial, de São Gonçalo, traz uma notícia que já era do nosso conhecimento desde o casamento de uma sobrinha há alguns meses aqui em Mossoró, quando conversamos com Salomão Gurgel e ele deixou claríssima a sua disposição de ser candidato a governador em 2014. 

O absurdo que está acontecendo com a pré-candidatura Josivan Barbosa é um exemplo do caminho que o PT potiguar não deve trilhar. Josivan está pré-candidato desde 29 de setembro do ano passado e continua remando contra a maré, com o partido enganchado nos cabelos das pernas, patinando no atoleiro que o próprio partido criou, com a criação de divergências antes não existentes e que atendem exclusivamente a interesses do PSB, parceiro ingrato do PT no Rio Grande do Norte, tudo se configurando em grandes dificuldades para o próprio PT. 

 É ridículo e cretino alguém exibir nas fuças de quem defende a candidatura própria a "capacidade" de Larissa de agregar outras siglas. Ora, como poderíamos estar agregando apoios a Josivan se o próprio PT ainda não definiu de forma definitiva a sua candidatura. Tudo a que se está assistindo só leva os defensores da candidatura própria a se tornarem cada vez mais firmes na defesa da postulação, como forma de não permitir que o PT entregue o seu protagonismo a outras siglas e caciques da política potiguar que só querem se aproveitar do PT recebendo apoio, fidelidade, dedicação, parceira e dando em troca miçangas como os portugueses fizeram com os índios. 

 Miçangas para se aproximar e depois a tentativa de escravizar de submeter, como se os petistas fossem liderados e subordinados, como o fez Carlos Eduardo na prefeitura de Natal e Wilma no Governo do Estado que só entregou osso e espinho ao PT, como uma secretaria de saúde com os postos chaves entregues ao DEM e ao próprio PSB, uma Fundação José Augusto esvaziada e uma secretaria de Educação em frangalhos. 

 Desde já o companheiro Salomão Gurgel conta com meu apoio, pois o PT voltará a ter oportunidade de um modelo exitoso de gestão contra um desastre chamado Rosalba Ciarlini. E tem mais. Além de prefeito de Janduís, Salomão leva no currículo um tempo significativo como deputado federal. Quanto a Wilma, Carlos Eduardo e outros que querem o apoio do PT, poderiam muito bem apoiar Salomão, retribuindo o muito que o PT já fez por eles. Salomão tem mais é que botar a sua pré-candidatura na rua. Desde agora.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Salomão Gurgel anuncia que será candidato a governador pelo PT 

O prefeito de Janduís, médico Salomão Gurgel (PT), anunciou que será candidato a governador nas próximas eleições estaduais. Encerrando o último ano de governo do seu terceiro mandato, Salomão trabalha para eleger a secretária de Assistência Social, Nailka Alencar (PT), sua sucessora, saindo fortalecido do Executivo para encarar o projeto estadual.

Embora pareça extemporâneo, o prefeito acredita que o projeto de candidatura própria fortalecerá o partido, como aconteceu na eleição de 1989. Salomão acredita que sua candidatura ao Governo do Estado neste ano foi fundamental para eleger o ex-deputado Júnior Souto e manter os atuais mandatos de Fátima Bezerra e Fernando Mineiro.

"Só teremos crescimento se tivermos candidato", diz Salomão, explicando que já vem trabalhando com essa ideia há mais de um ano. "Dentro do PT a candidatura própria cria motivação para outros projetos", afirma. Ele disse que ainda não sentou oficialmente com os dirigentes do partido para tratar do assunto, mas acredita que não será boicotado.

Em Serra do Mel, o ex-secretário de Cultura do Estado Crispiniano Neto e o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETARN), Manoel Cândido, anunciaram que apoiarão o projeto do colega.

JOSIVAN BARBOSA 
Salomão Gurgel disse que os projetos futuros do PT no Estado dependem muito da candidatura de Josivan Barbosa em Mossoró. Embora seja ligado ao grupo de Fátima Bezerra, o prefeito disse que sempre apoiou o projeto do reitor, por considerar necessário ao fortalecimento do partido no interior.

Matéria publicada no Jornal De Fato

Os aliados de Rosalba em Janduís

A Rosa gozou de um forte grupo de aliados em Janduís, é sempre bom lembrar quem prestou esse "favor" a nossa cidade e a todo o Rio Grande do Norte:


Lígia e Rosalba, de mãos dadas em 2010 e, também em 2012?

Cassinho, ex-prefeitode Janduís

Nazareno, atual secretário da Rosa

Também tem muitos outros: Chico Tampa, Fábio Dantas, Jacinto e outros. Janduís realmente precisa "agradecer" aos políticos que apoiaram tal senhora que, sem dúvida, está mudando o Rio Grande do Norte!
                   Rosalba e aliados em Janduís