Prevalência da Corrupção Eleitoral nas Eleições Municipais
Confesso que nunca vi coisa igual. O que esperávamos ser uma demonstração de desenvolvimento do processo de escolha dos novos dirigentes municipais, nas últimas eleições, resultou ser uma evidência revoltante do derrame de dinheiro criminoso para a compra de votos e fraude do resultado da vontade soberana do eleitorado.
Vergonhoso e revoltante foi presenciar os compradores de votos, com pacotes de dinheiro, circulando pelas ruas da cidade, entrando em casas a toda hora, sob a proteção de policiais militares fortemente armados, enquanto a Justiça Eleitoral dava uma demonstração de inoperância para coibir os abusos e crimes cometidos a olhos nus.
Cabos eleitorais , traficantes e criminosos se uniam , na zona rural, impedindo que os nossos correligionários circulassem em vigília para evitar a compra de votos. No dia das eleições, populares que protestavam, nas ruas, contra a parcialidade , violência policial e inoperância da justiça eleitoral, foram reprimidos , recebendo spray de pimenta nos olhos.
Os adversários, que 3 dias antes do pleito, viam, em desespero que iam perder, sentindo que não seriam reprimidos por quem de direito, lançaram o seu trunfo de manga, criminoso e corruptor. Foram 3 dias de muito dinheiro que vinha de Assu, Caraubas e Mossoró. Com tanto dinheiro pra comprar votos, não faltou eleitor pra vender o seu...
O fato concreto é que, do mesmo modo que aconteceu em Janduis, foi operado em quase todos os municípios de médio e pequeno portes: empresários corruptos, muitos protegidos por carcomidos políticos, se associaram a traficantes e criminosos comuns, compraram voto até por mil e quinhentos reais, distribuíram material de construção, construíram barreiros, pagaram contas de água e luz, empréstimos bancários, bloquearam as forças democráticas, desmoralizaram as instituições , as autoridades e as famílias, pintaram e bordaram. Não queriam a vitória, queriam derrotar a vida democrática da cidade, o trabalho honesto e promissor. Deturparam a consciência de eleitores, comprometeram as perspectivas de um desenvolvimento sustentável da comunidade.
Aos patéticos vencedores, candidatos de araque, resta a conta enorme que tem a pagar aos seus “patrocinadores”. O será que vamos acreditar que, quem “arranjou” milhares e milhares de reais pra corromper o eleitor, não vai querer reembolsar esse dinheiro sujo e criminoso? De onde vão tirar essa dinheirama? Das licitações a serem fraudadas, dos convênios , dos salários dos funcionários que receberão atrasados, dos fornecedores... E que Deus proteja as pobres e já falidas prefeituras municipais, cujos futuros prefeitos foram eleitos por este esquema fatal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário