quinta-feira, 10 de março de 2011

DEPOIS DO QUASE DESMORONAMENTO, AGIGANTO-ME NA MINHA FRAQUEZA!

Em Moscou, na antiga União Soviética, pra onde fui estudar medicina, já no primeiro ano, conheci Nina. Ela estudava, também, medicina... Já estava no 4* ano. Nunca tinha namorado... Conhecemos-nos num trem, que levava estudantes para trabalhar no interior da URSS.  Uma mocinha tímida, que não largava um livro e pouco olhava pra nós, os estudantes estrangeiros. De baixa estatura, achava que não combinava com os meus 180 cm.

Nina, que anos depois se tornaria minha mulher e mãe de nossos dois filhos, Vassili e Andrei, era filha do coronel Barinov, professor da Escola Militar da KGB, o poderoso serviço de inteligência da potencia nuclear  chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas... Quando nos certificamos que nos amávamos pra valer, enfrentamos tudo: naquela época filha de militar soviético não podia nem sonhar em se aproximar  de um estrangeiro!

Fomos a luta e vencemos... Depois de concluir meus estudos, combinei com Nina, que ela ficaria com o filho Vassili, em Moscou, enquanto que eu voltaria pro Brasil pra sondar as condições de vida e trabalho  em minha pátria, que se arrastava pelo caminho doloroso de saída da ditadura militar e se firmava no estado democrático de direito...

Mas, em aqui chegando, fui envolvido pela política. Fui eleito prefeito de Janduis , em 1983, e passei 6 anos governando o município... Voltei pra Moscou, em 1989... Fui fazer doutorado em Psiquiatria. Mas só fiz o primeiro ano...

Nina , em 1991, já mãe de um segundo filho, Andrei, diante das mudanças na URSS, resolveu vir morar comigo, em Natal, Caicó, Janduis... Revalidou o diploma de médico. Rapidamente, dominou o português. Habituou-se ao sertão nordestino! Passou a amar o nosso povo... Nunca reclamava de nada. Trabalhava incansavelmente, não desperdiçava o dinheiro que ganhava... Era de uma simplicidade extraordinária, mas se vestia com elegância, preservando o seu bom gosto e o seu estilo próprio de viver... Era rigorosa consigo mesmo e não tolerava aqueles conselhos sem sentido dados por pessoas que de nada entendia.

Como a maioria das mulheres russas da época, era firme e decidida, fiel e cheia de ternura; fazia a opção primeiramente por aquilo que queria, mas nunca deixou de pedir minha opinião, mesmo que já soubesse o que iria fazer. Gostava de me comprometer nos seus projetos... Era de uma coragem extraordinária. Grávida de 8 meses, quando a polícia militar invadiu Janduis, apontando metralhadoras e fuzis para mim, cobriu-me com o seu corpo, transformado em escudo...

Gostava de viver e fazia de tudo pra não adoecer. Alimentação saudável, caminhadas, ioga, pilates, academia, natação, praia, jardinagem... Durante 6 anos, enfrentou com galhardia o câncer de mama, que depois foi para o fígado e atingiu o cérebro... Nunca parou de trabalhar... Só o fez 15 dias antes de morrer na UTI da Casa de Saúde São Lucas em Natal!

Foram quase 40 anos de vida entre Moscou, Natal, Caicó e Janduis. Foi uma mulher que me tornou mais humano ao me sentir forte nas minhas fraquezas; com o seu realismo , tirou-me das ilusões e me ensinou a conviver com realidades diferentes sem renegar as minhas convicções e o meu modo de ser...

Nina ou a doutora Nina Barinova, dizem aqueles que lhe querem bem, não se findou, mas continua naqueles que a amam! 

5 comentários:

Sirlia Lira disse...

Fiquei emocionada ao ler a sua postagem. Tive a oportunidade de conhecer Nina com toda a sua grandeza de espírito e personalidade marcante. Sem dúvida, uma extraordinária profissional, mãe e mulher a quem teremos sempre com exemplo de grandeza e superação.
Nina viverá para sempre na memória de quem a conheceu.

Sírlia
http://sirlia.blogspot.com

Rádio Jovem Mix disse...

olá meu prefeito bem vindo de volta ao mundo dos blogueiros...
acesse www.ocamera2.com.br tem um link lá que direciona pro seu blog.
um abraço

Sineide Régis disse...

Linda história, já havia ouvido antes e sempre que ouvia, acreditava que realmente o amor existe, e felizes aqueles que conseguem sentir o tamanho deste nobre e forte sentimento. Sem sombra de dúvidas a Drª Nina foi uma extra-ordinária mulher no palco da vida escreveu sua história com fibra, perseverança e acima de tudo provando a cada dia que o AMOR é uma substância necessária em nossa vida. Seu exemplo de mulher nos orgulha!

O Arroto disse...

Dr. Salomão é o que chamo de uma "Virga Forte" numa construção, si ele desmoronar, muitos desmoronarão. Ele é exemplo de força e coragem pra muitos em Janduis, não pode fracacar. Estaremos sempre do seu lado.

PROF.ROBERLAND@LIGIA disse...

Parabéns por essa linda história de amor e pela sua determinação que o fez reconhecidamente um homem de sucesso. Já tive provas da sua capacidade por me ajudar quando eu fraquejei. Agora também possuo um blog: aloeducacaoapodi.blogspot.com, quando puder acessar, me sentirei honrado. ROBERLAND RICARDO GAMA DE QUEIROZ.