sábado, 2 de julho de 2011


Como se deve fazer uma discussão civilizada em Janduis?



Quero conversar com quem posso aprender e, do diálogo, fazermos conclusões que  contribuam para o desenvolvimento sustentável da qualidade de vida do povo de Janduis; portanto, a conversa vai ser com aquelas pessoas que, crescendo na troca de informações, cheguem a conclusões comuns sobre a vida do cidadão, apresentando idéias que se possam transformar em realizações no dia-a-dia de cada um de nós…



Quero ter como interlocutor alguém que leia o que escrevi e não tire conclusões para balizar seus ódios, suas paixões, frustações, desesperos…Pessoas desse quilate, felizmente poucas, não movem a História, não demarcam campo, não firmam procedimentos… O que tenho dito e sou categórico em confirmar é que nós vivemos na mais plena liberdade de ir e vir, de expresser livrimente os nossos pontos de vista, de protestar… Agora, é ruim para a consolidação das instituições democráticas, quando o sujeito fica criando tiranias, ditaduras, opressões, desrespeito aos direitos , etc…



Olhe bem, minha gente! O que existe, em Janduis, atualmente, é um governo democrático, eleito pela Terceira vez pelo povo, sem compra de votos , corrupção, que tem modificado completamente a vida do nosso povo: habitação popular, urbanização das nossas ruas, transparência nos gastos públicos, melhorias na educação,na saude, na agropecuria, programas de consolidação da eficiencia administrative, execução eficiente dos programas federais como o Bolsa Familia, esgotamento sanitaria, desenvolvimento do movimento cultural, etc….



Bem compreendo que, como prefeito e líder do meu povo, sou alvo da iria e do ódio destruidor dos meu adversários…Afinal, são muitos anos de vitórias que alcançamos sobre eles! Em vez de aprenderem a ser oposição, que é parte do regime democrático e tem a sua grande importância na vida das pessoas, ficam blefando, como se tivessem poderes para derrubar os governantes, legalmente eleitos pelo poder!



Essas pessoas são sequiosas de poder: parecem sentir orgasmo só em pensarem chegar ao poder! Primeiramente, enganam-se! O povo, na sua simplicidade, tem mais sabedoria politica do que alguns que se apresentar como “intelectuais”… A História, que se tem que contar, é a história da vida da pessoas. E quando essas pessoas não tem retratadas fielmente as suas vidas, elas próprias desmente as estórias e os seus escribas…



De qualquer maneira, é bom saber que Janduis se transforma num palco das grandes discusões, que eu tenho estimulado, das quais eu corajosamente  participo e que tem enrequecido a minha vida intellectual e spiritual. É uma pena saber, pela experiência de vida que eu tenho, que, daqui a alguns anos, muitos dos raivosos de hoje, muitos dos exaltados deste minuto, dos incendiários deste momento, - estarão acomodados e que eles só queriam escrever um pouco, protestar para ser ouvidos, chamar a atenção….



Mas os verdadeiros batalhadores, os condutores, os líderes, estarão  sempre na vanguarda das lutas, educando as pessoas, mostrando caminhos, construindo rumos, demarcando a vida e recebendo o amor dos seus como recompense. E isto é o mais importante! Sim, porque o mais importante é o que puxado pelo amor – a essência de todo esse processo criativo que resplandece em Janduis!

6 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Salomão, Janduís só cresce quando o senhor e a sua equipe comandam os destinos do Município. E isso talvez gere uma profunda insatisfação nessas pessoas que não conseguem ter êxito em suas atividades e projetos.

Não é brincadeira não. Janduís vai receber um dos maiores projetos da história, que é o do Saneamento Básico. A vida das pessoas vai mudar para melhor de forma significativa. E isso, todos nós sabemos, acontece graças ao seu trabalho de articulação e o da sua equipe que trabalham diariamente pelo crescimento de Janduís.

As pessoas conscientes e inteligentes de Janduís têm a real consciência da importância da sua gestão. Talvez alguns queiram tapar o sol com a peneira criando factóides e dizendo que em Janduís se vivencia uma ditadura, nazismo ou fascismo. Discurso fácil e que não tem argumentos suficientes para convencer ninguém. A democracia está estampada nos blogs de Janduís que estão divulgando a pluralidade das opiniões. Isso é ou não é uma prova da democracia?

Quero parabenizar o senhor pela coragem que encara os debates, até mesmo no mundo virtual. Não vejo em momento algum uma tentativa de cercear pensamentos. A liberdade está sendo usada à exaustão.

Acreditamos no seu trabalho, esforço e compromisso para com os destinos de Janduís. E sabemos da sua disposição em aprofundar as discussões em todos os âmbitos da vida social do Município. Trabalho e credibilidade não são para qualquer um. E isso o senhor tem de sobra.

Anônimo disse...

Estou indignada com o que determinados "lobos em pelo de cordeiro" andam falando nos blogs da cidade. Todo mundo sabe da sua dedicação por Janduís. Todo mundo sabe que, mesmo diante da doença da sua esposa, o senhor sempre buscou forças para resolver os problemas da cidade, buscando recursos e procurando desenvolver projetos pelo bem do povo. Todo mundo sabe que Janduís hoje é outra cidade por causa do seu trabalho. E todo mundo sabe que o senhor, mais do que ninguém, é um lutador que enfrentou todas as adversidades do mundo para se estabelecer como médico, reconhecido em todo o Brasil.

Baluarte do Norte disse...

Por Baluarte do Norte.

Difícil mesmo é agendar um debate com o prefeito em exercício Zé Bezerra, pois quando não mais prefeito e sim voltando para o seu lugar tradicional (o de vice)ele corre pra Natal, deve ir despachar no seu gabinete itinerante por lá, ou talvez promover motim contra a prefeita Micarla. Ele só sabe mesmo é fazer uso teórico em um discurso arcaico.

Anônimo disse...

Gostaria de ver o outro lado da moeda, será que tem?; tem que ter!!!!...bem... o que eu quiz dizer é que não tenho visto, até agora, a outra face, apenas alguns tentado apagar um incendio que não queima, por falta de oxigenio, ou desmontar um factóide que não tem forma nem corpo? será que o(s) moderador(es) se esquece(m) de fazer(em), ou seu papel é único(???) ou será que Dr.Salomão é tão monstro como vocês tentar mostrar?. Deus me livre dele ser o voces pensam, se assim fosse, estaria eu na luta com voces para estirpar esse grande "mal" que é o de tentar reverter o tempo perdido, trabalhar em prol de uma cidade que já foi vitima, por décadas, de politicos, estes sim, ditadores, mandões, e antidemocráticos que os pais dos intelectuais nem eu quero ficar mais aqui, nem até as proximas eleições senão em fazer até as próximas eleições se fatasiando de intelectuais que não deverá ter uma opinião ser moderado pelos blogs oposisionistas nem

Anônimo disse...

Querido Salomão!
Janduís tem GOVERNO composto por homens e mulheres comprometidos com o bem comum da comunidade, e que tem como chefe maior desta condução um homem íntegro, portador de valores e possuidor de uma grande capacidade de administrar sendo reconhecido até pelos seus adversários quando dizem: “É, devemos admitir, Janduís só cresce quando Dr.Salomão governa”... Confiança de um povo só se adquire com TRABALHO , compromisso e isso você tem sobrando, razão pela qual é o causador da fúria de alguns que imbuídos por razões pessoas atiram fogo contra um Prefeito que através de sua coragem eleva sua cidade ao progresso , ao desenvolvimento e a melhor qualidade de vida.
Janduís cresce, há participação de pessoas nas definições do poder público, pessoas que trabalham a favor de um ambiente saudável e socialmente justo, e que agindo assim alicerça a vida das gerações atuais e futuras. Parabéns meu querido! você sobressai e através da sua CORAGEM de lutar pelo seu povo, consegue quebrar a moral dos seus inimigos sem estragos, mas, com TRABALHO e isso incomoda muito.

Anônimo disse...

Como se deve fazer uma discussão civilizada em Janduis? aceitando criticas e corrigindo os erros, seria a melhor forma de se fazer uma discussão civilizada em nossa cidade.
mas aqui é exatamente o contrario se for criticar será perseguido e se for corrigir dependendo do cargo que ocupe será excluido, é assim que é feito em Janduís... reflita.