quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mensagens de Amor a Nina

NINA, PERSONAGEM MARCANTE DE NOSSAS VIDAS

"Em mim, Andrei e em Vassili ficou impregnada, profundamente, a característica fundamental de Nina: a determinação de viver intensamente a sua existência.

Sua essência maior era o poder de tomar decisões firmes e inteligentes. Em todos os aspectos! Na vida pessoal, enquanto mulher e mãe, nunca deixou de ser um esplendor de segurança, firmeza, ternura e amor. Porém, sempre se nos apresentava como a pessoa em quem podíamos nos espelhar, nos momentos de dúvidas e de indecisões.

Nina, acima de tudo, era expressão de uma coragem fundamentada na inteligência e na sabedora de quem sabe o que quer. Nunca admitia protelações, quando o momento exigia decisões rápidas.

Impressionava-nos pela capacidade de aprender rapidamente e de mostrar convicções naquilo em que acreditava. Para marido e filhos, era gratificante sentir que ela tinha sempre a decisão mais acertada. Sofria quando, convicta de suas ideias, não era compreendida. Mas esperava, calada, o aparecer da verdade. Traçou com coragem e sabedoria todo o roteiro do resto da sua vida ao saber que tinha apenas alguns anos no convívio conosco. Porém, nunca deixou de viver intensamente a vida".

Salomão Gurgel Piheiro (Esposo)


"Peço que me tragam um punhado da terra de Janduis, onde a minha filha repousa. Igualmente, peço que se leve um punhado da terra de Moscou, onde ela nasceu, para ser depositado no seu túmulo"

Vassili Ivanovitch Barinov (Pai)

"Agradeço a Salomão, a sua família e a todos os amigos, em Caicó, Janduís e Natal, pelo carinho e pelo imenso amor dedicados à minha filha"

Maria V. Barinova (Mãe), em janeiro de 2011.

"Amo a minha mãe. Ela está no meu coração e, nele, permanecerá para todo o sempre. Mamãe educou-me com a força e a luz do seu amor. A última vez que a vi, véspera de sua partida, ela já não sentia a minha presença física. Eu a beijei e chorei, até que me lembrei que ela não queria que papai, Andrei e eu sofrêssemos tanto com a sua ausência. Hoje, tendo vivido um ano de saudades, posso dizer que parte da minha felicidade é devida às boas lembranças que tenho do seu colo que me aconchegava, das suas mãos, que me acariciavam e do seu amor que me fez uma pessoa de bem. Agradeço a Deus pela Mãe que me deu".

Vassili S. Barinov Gurgel (Filho)

"Uma vida toda é bastante tempo. Relativamente. Durante um período de vida nós nascemos, crescemos, aprendemos, dividimos e morremos. O que são horas para uma pessoa que irá viver anos, décadas? O exemplo d´Ela me ensinou o contrário. Uma vida toda é muito pouco tempo. Ela sempre soube o que queria e como queria. Ela nunca teve medo de tentar, pois sabia que a vida é dada apenas uma vez e temer fracassos é perder oportunidades e experiências. Sempre em frente. Sempre certa e segura. Todas as suas escolhas foram certas. Amor. Separação. Viagem. Nova vida. Mesmo em horas de temor e de suposta incerteza, Ela foi forte e vitoriosa. Não há bens materiais que se comparem com o exemplo que Ela deixou para todos nós. Nunca temer, nunca parar, nunca deixar. Sempre aprender, usufruir, amar e construir. A vida é muito curta. Ela sempre estará no meu coração e em meus pensamentos"!

Andrei S. Barinov Gurgel (Filho)


"De todas as minhas pessoas queridas, que retornaram à Casa do Pai, a ausência física, mais sentida, tem sido a de NINA, porque com ela convivia, sob o mesmo teto do Casarão, pelo menos, três dias por semana, durante seis anos. Acompanhei de perto a sua doença. Nunca vi alguém caminhar com a morte, com tanta elegância e resignação. A sua grande devoção era o Divino Espírito Santo. Agora, a gente só se encontra nos meus sonhos. O último foi na madrugada do dia 15/10/2011. Ela me disse que gosta das rosas, que Salomão lhe dá, a cada dia 15 do mês... eu perguntei se já tinha contemplado a face de Deus e recebido a Coroa da Glória...  eça sorriu... e começou a sair do meu sonho, numa nuvem branca e luminosa, emoldurada por uma estrela... e aí, ainda em sonho, eu entendi que ela está plena de felicidades e da graça de Deus".

Lourinalda Almeida Gurgel (Cunhada)

Nenhum comentário: