domingo, 18 de dezembro de 2011

Os ofuscadores de Janduís


Ofuscar, segundo o dicionário do Aurélio, significa “impedir de ver ou de ser visto: ocultar, encobrir, obscurecer. O nevoeiro denso ofuscava a paisagem. Turvar, toldar. A presença da moça ofuscava-lhe a razão. A forte luz do Sol ofuscou-o. Tornar menos distinto, menos claro: Sua viva inteligência ofuscava a dos outros candidato. A iluminação, de intensa, ofuscava.. Perde o brilho, o prestígio, o valor, apagar.


Pronto. A definição do Aurélio esclarece, totalmente, o ânimo dos nossos opositores, em Janduis. Não se precisava acrescentar mais nada. São pessoas que vivem, apenas, tentando impedir que o nosso povo está mais feliz, que os janduienses vivem um momento de construção esplendoroso. Um nevoeiro, provocado pelo progresso social, ofusca-lhes densamente a visão: são incapazes de ver!


São como aquele moço enlouquecido, cuja “presença da moça ofuscava-lhe a razão”. Ou então, estão ofuscados pela “forte luz do Sol” (astro Rei que ilumina Janduis!) Pode ser, também, que eles, sem brilho próprio, se deixaram ofuscar pela viva inteligência dos que brilhantemente conduzem a vida dos janduienses.


É de se notar que a iluminação intensa do progresso de Janduis ofusca, cada vez mais, a visão míope daqueles que continuam acorrentado ao passado de opressão , de enganação das pessoas, com a distribuição de promessas ou de pequenos favores em troca do voto. Porém, em Janduis, a luz do astro Rei, de tão intensa, ofusca! E os demais, que não gravitam em torno da órbita do avanço social da nossa gente, perdem, total e definitivamente, o brilho, o prestígio, o valor... Até que, totalmente, se apaguem!

Um comentário:

Salomão Gurgel disse...

Comunicamos que comentários anonimos não serão aceitos. O debate só pode ser feito por quem tem coragem de assumir, pelo menos, a autoria da critica...