terça-feira, 10 de abril de 2012

Segurança pública: Prefeito de Janduís cobra providências do Estado

A população de Janduís, município localizado no médio-oeste do Rio Grande do Norte, vivenciou momentos de puro terror na manhã desta terça-feira.

Por volta das 08h da manhã, quatro indivíduos ocupando um carro tipo Siena assaltaram comércios e agências bancárias da cidade, levando todo o dinheiro que estava no caixa. Os meliantes ainda tentaram assaltar a agência dos correios. A ação só foi frustrada porque o sistema eletrônico estava fora do ar.

O arrastão culminou num festival de balas pelas ruas do município, onde os bandidos gritavam “quem manda aqui é nós (sic)”, de onde partiram para as comunidades rurais.  A ousadia dos delinquentes era tanta que eles estavam apenas utilizando óculos escuros e roupas comuns, sem se importarem com disfarces.

O clima de insegurança gerou uma verdadeira onda de protestos nas redes sociais, com a população janduiense clamando por uma solução para a insegurança.

Cobrança
Preocupado com essa situação, o prefeito Salomão Gurgel encaminhou ofício à Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social cobrando uma ação emergencial de repreensão contra a onda de violência, de roubos e do tráfico de drogas.

O gestor oestano lembrou que a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública, no iníico do mês de março, que contou com a presença de várias autoridades da polícia civil e militar do Rio Grande do Norte, representando o Governo do Estado. Na ocasião, as autoridades presentes garantiram uma ação ostensiva contra a violência, em Janduís.

Salomão lamenta que o que ocorreu após essa audiência foi justamente o contrário. A onda de insegurança aumentou de forma considerável, o que vem provocando um verdadeiro clima de pânico entre os janduienses. “Não se pode trabalhar e nem viver neste clima de tanta insegurança e violência, que ora impera como consequência da certeza da impunidade”, alertou  o prefeito de Janduís.

De acordo com o gestor, a inoperância e a ausência de políticas públicas de segurança para o Estado não se justificativa, pois segundo Salomâo Gurgel o Governo vem arrecadando dinheiro suficiente para equipar e treinar o efetivo policial. “A onda de crimes só vem aumentando com esse descaso”.

Salomão aponta que pretende pedir ajuda do Governo Federal na sua próxima ida a Brasilia. “Além dos assaltos, agora as pessoas estão com suas vidas em risco, com os disparos em via pública”, afirmou.

Nenhum comentário: