terça-feira, 17 de janeiro de 2012


SINAIS DE CRISTÃO E DE ATEU
                                                                                                                     Por Lourinalda Gurgel 
Outro dia, um jovem me telefonou bastante aflito. Ele queria que eu visse uma matéria postada no blog de um certo político, comentada pela esposa de um outro certo político, “dizendo horrores com  Dr. Salomão” (prefeito de Janduís). “Chamaram o Dr.  até de ateu!”, exclamou. Li a matéria.  Uma vergonha! Péssima redação! Erros de concordância, grafia e ortografia. O cara e a cara quiseram imitar o estilo de redação do Prefeito... mas, coitados! E é porque são formados. Eu não consegui entender porque aquele jovem ficou tão preocupado com a utilização da palavra “ateu”, para agredir o Prefeito, uma vez que a pobre matéria está cheia de palavras mais “pesadas”. Guardei-a numa pasta, que tem como identificação: LIXO RECICLÁVEL. GUARDE-ME, VOCÊ PODE PRECISAR.
Três dias depois, já passava da meia noite, quando iniciava a minha costumeira voltinha pelos canais de televisão e deparei-me com o Padre Fábio de Melo, no seu programa DIREÇÃO ESPIRITUAL, falando sobre atitudes de cristão e de ateu. Já no final mas, o pouco que ouvi, levou-me ao LIXO RECICLÁVEL e, inspirada na sapiência do Padre e na sabedoria do povo de Janduís, comecei a escrever alguns sinais de cristão e de ateu, a partir da nossa realidade. Todos os personagens referenciados estão vivos. São homens e mulheres – cristão, cristã, ateu e ateia – mas vou falar, apenas, no gênero masculino. Cada um vai vestindo a sua carapuça, à medida em que for se auto-identificando.
É SINAL DE CRISTÃO
1.      Ter recebido a Graça Divina de nascer no seio de uma família cristã, que o batizou e o consagrou a Nossa Senhora, na mais tenra idade; fez a primeira eucaristia, foi crismado, casou, constituiu família e ensina a seus filhos e a todos aqueles, que estão sob a sua guarda e os seus cuidados, que a ética, a moral, os elevados princípios humanitários e a justiça social devem estar, bem muito acima, das jóias, das roupas de grife e dos cabelos alisados com pranchinha.
2.      Acreditar em Deus e professar o Cristianismo.
3.      Participar, frequentemente, da Missa Dominical e oferecer, mensalmente, o seu dízimo, sem precisar de cobrança.
4.      Ser fiel a sua família, a seus amigos e correligionários.
5.      Ter se formado e começado a trabalhar, antes de entrar para a vida pública e, por isso, não viver na dependência de um cargo eletivo, ou às custas do salário de seus familiares.
6.      Abraçar e confortar uma mãe desesperada, porque o seu filho está sendo discriminado por um político homofóbico.
7.      Respeitar o Poder Legislativo, sem nunca tentar corromper os vereadores, oferecendo benesses em troca de aprovação de projetos, porque o cristão sabe que todas as leis, que são boas para o povo, devem ser obrigatoriamente aprovadas.
8.      Perdoar aqueles que o ofenderam, antes de pedir o perdão de Deus.
9.      Agradecer, diariamente, a Deus e a todos os que com ele trabalham, fazendo muito com pouco. Quase um milagre da multiplicação, porque todas as suas ações são recheadas de ética, de justiça social e de amor ao próximo. ISSO É ATITUDE DE CRISTÃO, QUE MUITO AGRADA A DEUS.

Nenhum comentário: